Comunidade de Prática de Comunicação Não-Violenta e Democracia Profunda

Espaço de aprendizado contínuo, apoio mútuo e crescimento conjunto para pessoas interessadas em estudar e vivenciar a Comunicação Não-Violenta (CNV) e a Democracia Profunda na prática, em companhia.

O que significa Praxis?

 

Acreditamos que Comunicação Não-Violenta e a Democracia Profunda são antes de tudo prática.

São conhecimentos vivos que passam a existir quando os experimentamos e passamos a vivenciá-los em nossa maneira de ser e agir no mundo.

Práxis é o conhecimento colocado em prática, e é o conhecimento que se constrói a partir da prática.

O conceito de praxis se refere à ação humana consciente e reflexiva que transforma o mundo à nossa volta. A praxis implica em agir de maneira deliberada e crítica, levando em consideração as implicações de nossas ações para as pessoas à nossa volta, para a sociedade e para nós mesmos. 

Praxis está relacionada à ideia de que a ação humana não é apenas uma resposta a estímulos ou uma reprodução automática de comportamentos, mas sim um ato consciente de transformação da realidade à nossa volta, que dá sentido a nossa existência. 

Esse significado ressoa com o que queremos construir em nossa comunidade e no mundo!

Por que participar?


Se você tem interesse em se unir a um grupo de pessoas comprometidas com a transformação pessoal e coletiva, a comunidade Praxis é um espaço para você!

Benefícios de se juntar à Praxis:
Ao participar da comunidade Praxis você poderá:

O que você encontra na Praxis?


Comunidade

Plataforma Online

Cursos e encontros gravados

Encontros regulares ao vivo

Programas e eventos especiais

Calendário

Veja nossas próximas atividades na comunidade Praxis:

Eventos especiais

Eventos anteriores

Comunicação Não-Violenta

Criada pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg, a Comunicação Não Violenta (CNV) nos propõe uma mudança de paradigma: a transformação de relações de dominação e imposição em relações de parceria e cooperação. A CNV nos ajuda a desenvolver uma expressão mais autêntica e honesta, e ao mesmo tempo uma escuta mais empática e profunda, de maneira a conseguirmos entender melhor os outros e sermos melhor compreendidos. Nos proporciona uma forma prática de lidar com conflitos, contribui para desfazer preconceitos e focar no que temos em comum uns com os outros, valorizando e celebrando as diferenças. Este foco na conexão humana tem efeitos diretos na nossa linguagem e na forma que construímos nossa realidade social conjunta. Assim, a CNV é um processo de humanização radical e pode ser instrumento poderoso de transformação de conflitos e mudança social. Para saber mais acesse o nosso site www.sinergiacomunicativa.com.br e o site do Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC): www.cnvc.org

Democracia Profunda

Democracia Profunda promove uma virada de chave para quem busca entender o funcionamento de grupos e resolver dinâmicas de relacionamento emocionalmente carregadas ou marcadas pela diversidade e diferença. Nos ajuda a descobrir o potencial dentro do grupo, construir uma visão comum, dar voz às idéias e aumentar o engajamento e a contribuição. Traz ferramentas práticas que apoiam a: aproveitar a inteligência coletiva, criar espaço seguro para ouvir e integrar divergências, tomar decisões duradouras, transformar conflitos e destravar processos coletivos.

método Lewis de Democracia Profunda foi criado por Greg e Myrna Lewis, na África do Sul pós Apartheid, a partir da Psicologia Orientada por Processos (ou Process Work) e da Democracia Profunda de Arnold Mindell. 

Cuidadores

Sandra Caselato e Yuri Haasz são cofundadores da PRAXIS (Comunidade de prática de Comunicação Não-Violenta e Democracia Profunda). São parceiros de vida e trabalho há 25 anos, atuando no Brasil e em outros países, e são colaboradores da ONU. Yuri é o primeiro brasileiro certificado pelo Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC), onde atua no setor de Programas e Cursos da instituição. É Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Chicago, e Mestre em Relações Internacionais (foco em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos) pela Universidade ICU em Tóquio. Sandra é Psicóloga, Bacharel e, Artes Plásticas e Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Escrevem sobre CNV e assuntos relacionados desde 2017 para as revistas Bons Fluidos e Viva Saúde, e Sandra tem uma coluna na UOL. Saiba mais sobre eles no site: sinergiacomunicativa.com.br

Kelly Klayn é estagiária na Sinergia Comunicativa e apoia na gestão da comunidade PRAXIS. É graduanda em pedagogia na UFRJ e também trabalha com práticas de não-violência: yoga decolonial, gestão de conflitos, veganismo e ginecologia natural. Estuda CNV desde 2019 e Democracia Profunda desde 2023. 

DÚVIDAS FREQUENTES

Não. A comunidade Praxis é um espaço de aprendizado contínuo, apoio mútuo e crescimento conjunto para pessoas que já participaram de cursos de Comunicação Não-Violenta (CNV) e de Democracia Profunda e querem aprofundar seus estudos, prática e vivência com suporte e companhia.​

A carga horária de participação nos encontros de CNV síncronos (ao vivo) é reconhecida pelo Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC), e serve para quem está (ou pretende estar futuramente) no processo de certificação oferecido pelo CNVC. Para saber mais sobre esse processo indicamos este vídeoeste texto informações no site do CNVC.

Não. A comunidade Praxis é aberta a iniciantes e também a pessoas que já conhecem a CNV e a Democracia Profunda e querem aprofundar sua prática e conhecimento. Para participar da comunidade as pessoas iniciantes precisam se inscrever num curso introdutório de CNV ou no curso CoResolve, de Democracia Profunda. 

Caso ainda haja dúvidas, por favor, entre em contato pelo email contato@sinergiacomunicatriva.com.br ou pelo WhatsApp (5511) 37852562

Copyright © 2024 . All Rights Reserved.