Para o Mundo

Participamos de iniciativas que contribuem para um mundo onde todas as necessidades importam

Sobre a Sinergia Comunicativa

Sandra Caselato e Yuri Haasz

Parceiros de vida e trabalho desde 1999, somos eternos aprendizes, buscando constante conhecimento e aperfeiçoamento pessoal. Procuramos viver aquilo que acreditamos e confiamos que desta forma a transformação das relações e do mundo acontece. Entendemos que o aprendizado verdadeiro se dá na prática e procuramos contribuir para que as pessoas possam vivenciar uma nova forma de estar no mundo que seja mais feliz, plena e sustentável.

Nossa paixão pelo autoconhecimento, pela transformação pessoal e social nos levou a criar a Sinergia Comunicativa, uma consultoria especializada no fortalecimento das relações e de processos grupais com vistas a estabelecer ambientes mais sinérgicos e colaborativos em que grupos e indivíduos se comuniquem de maneira assertiva e empática, transformando conflitos em oportunidades preciosas de crescimento.

Há mais de 15 anos temos atuado em português, inglês, espanhol e hebraico numa diversidade de contextos com instâncias governamentais, setor privado, escolas, comunidades e projetos sociais. Além do Brasil, já atuamos em outros 13 países: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Tailândia, África do Sul, Marrocos, Grécia, Chile, Colômbia, México, Cuba, Palestina e Israel.

Nos dedicamos a vivenciar e partilhar a Comunicação Não Violenta (CNV) e outras práticas colaborativas e participativas, como a Democracia Profunda e a Arte de Anfitriar Conversas Significativas.

Buscamos promover a transformação do paradigma de dominação para o de parceria e cocriação, onde as necessidades de todes importam igualmente, com a intenção de contribuir para uma sociedade mais empática e centrada na vida.

Somos colaboradores da ONU e escrevemos juntos uma coluna mensal para a revista Viva Saúde sobre Comunicação Não-Violenta e assuntos relacionados, e Sandra tem uma coluna na UOL: https://sandracaselato.blogosfera.uol.com.br

Quem faz a Sinergia?

Sandra Caselato

Colaboradora da ONU, Psicóloga (CRP 06/107019) atuante na ACP (Abordagem Centrada na Pessoa) desde 2008, Bacharel em Artes Plásticas, e Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Instrutora de Comunicação Não-Violenta e de Democracia Profunda (Método Lewis).

Yuri Haasz

Colaborador da ONU. Primeiro instrutor brasileiro certificado pelo Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta (CNVC), onde atua no setor de Programas e Cursos da instituição. Mestre em Ciências Sociais (foco em Sustentabilidade Social) pela Universidade de Chicago. Mestre em Relações Internacionais (foco em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos) pela International Christian University, Tóquio, Japão.

Daniele Putnoki

Desde 2016 vem pesquisando, vivenciando e compartilhando a Comunicação Não-Violenta. É Consteladora Familiar, Profissional Informada sobre o Trauma, Graduada em Fonoaudiologia (Unicamp), e Especialista em Voz e Comunicação Humana. Também é formada em Teatro e Dublagem.

Maria Santana

Pernambucana, de Recife, Maria é Produtora Audiovisual e Cultural, graduada em Comunicação Audiovisual pela USAL (Universidad de Salamanca, Espanha). Atua como Assistente na Sinergia Comunicativa apoiando o trabalho de Sandra e Yuri desde 2017, ano em que também começou a estudar Comunicação Não-Violenta.

Vivian Alonso

Pratica e implementa a Comunicação Não-Violenta na sua vida pessoal e profissional desde 2018. Formou-se em Letras Português-Inglês e Artes Cênicas. Atua como mentora de língua inglesa e como apoio nos cursos online oferecidos pela Sandra e o Yuri desde 2022.

Kelly Klayn

Graduanda em pedagogia na UFRJ, é estagiária na Sinergia Comunicativa e apoia na gestão da comunidade PRAXIS. Também trabalha com práticas de não-violência: yoga decolonial, gestão de conflitos, veganismo e ginecologia natural. Estuda Comunicação Não-Violenta desde 2019 e Democracia Profunda desde 2023. 

Nossa história

1990

Estudaram na USP no mesmo período, Sandra na ECA (Escola de Comunicações e Artes) e Yuri na POLI (Escola Politécnica), porém não foi neste momento em que se encontraram, apesar das duas faculdades serem vizinhas.

2002

Mudaram-se para Foz do Iguaçu, onde Sandra cursou Psicologia e pós graduação em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Além de atender como psicóloga, atuou junto a uma Ong de combate a exploração sexual comercial infantil na região de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, e conduziu grupos terapêuticos de mulheres com HIV. Neste mesmo período Yuri também voltou para faculdade e se formou em Letras (Português/Inglês).

2009

Yuri foi contemplado com a bolsa da Rotary Foundation, a World Peace Fellowship para cursar Relações Internacionais com foco em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos em Tóquio, Japão, onde moraram durante 2 anos e meio.

Foi no Japão onde pela primeira vez participaram de um retiro de Comunicação Não Violenta (CNV), que já conheciam somente a partir do livro! Desde então, não pararam mais de estudar com instrutores diversos ao redor do mundo e buscar viver cada vez mais a CNV em suas próprias vidas.

Sandra atuou junto à Agência das Nações Unidas UNRWA em Israel/Palestina, com treinamento em melhores práticas para funcionários na área de saúde psicológica. E Yuri cursou capacitação em Assistência Humanitária e Direitos Humanos junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, pela Duke University, e trabalhou com a Human Rights Watch, Divisão do Norte da África e Oriente Médio, em Jerusalém Oriental.

2011

Yuri fez parte da equipe de instrução num Retiro de Comunicação Não Violenta (CNV) de 10 dias para palestinos, judeus e internacionais nos Territórios Palestinos Ocupados, no Oriente Médio. Nos anos seguintes Yuri e Sandra passaram a compor a equipe de organização do evento, que ocorreu anualmente até 2019. Também fizeram parte de diversas outras iniciativas locais que buscavam diálogo, defesa de direitos humanos e justiça.

2013-2015

Yuri fez um segundo mestrado em Ciências Sociais na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, focado em Inovação Social Sistêmica. Novamente Yuri foi selecionado como Global Grant Fellow, uma bolsa de estudos da Rotary Foundation.

2017

Escrevem juntos, desde 2017, uma coluna mensal para a revista Bons Fluidos (hoje chamada Viva Saúde), sobre Comunicação Não-Violenta e assuntos relacionados. A revista pode ser adquirida nas bancas de jornal ou por assinatura.

2019

2020

Sandra foi convidada a escrever uma coluna para o canal ECOA da UOL.

2021

Yuri participou como instrutor do VIT (Virtual Intensive Training) - Retiro Intensivo Virtual de Comunicação Não Violenta organizado pelo CNVC (Centro Internacional de Comunicação Não Violenta).

2023

Yuri foi um dos instrutores e Sandra foi organizadora do IIT Brasil (International Intensive Training) - Retiro Intensivo Internacional de Comunicação Não-Violenta organizado em parceria com o CNVC (Centro Internacional de Comunicação Não Violenta) em São Roque, SP.

1971 - 1972

Sandra Caselato vem de uma família multiétnica, com antepassados europeus, africanos, indígenas e do oriente médio. Yuri Haasz é neto de judeus poloneses e húngaros, sobreviventes do holocausto nazista, que imigraram para a América do Sul.

Sandra nasceu em São Paulo em 1972 e Yuri nasceu em 1971 em Israel, onde morou até os 15 anos de idade. Quando chegou ao Brasil, sincronicamente foi estudar no mesmo colégio onde a Sandra estudava. Porém não foi neste momento que se conheceram. Durante 10 anos cruzaram caminho algumas vezes, tinham amigos em comum e em vários momentos estiveram no mesmo lugar, sem no entanto se encontrar diretamente.

1998

Em 1998 finalmente se conheceram, praticando AIKIDO, arte marcial japonesa conhecida como a arte da paz.

Sempre tiveram muitos interesses em comum e sua parceria traz muito crescimento não apenas para eles mesmos individualmente, mas também para as pessoas à sua volta, com quem vêm compartilhando seus conhecimentos e práticas.

Foram professores de aikido, yoga e meditação, e têm desenvolvido projetos pelo mundo afora desde que estão juntos, sempre em busca de transformação pessoal e social por meio da conexão humana.

2007-2009

Yuri cursou aperfeiçoamento em Educação para Paz, Jornalismo de Paz e Transformação Pacífica de Conflitos pela Transcend Peace University (Áustria). Desenvolveu diversas atividades relacionadas à questão Palestina/Israel. Palestrou em diversas universidades, organizou com Sandra um festival de cinema Palestino, participou de um encontro das Nações Unidas em Santiago, Chile, e coordenou uma campanha no Fórum Social Mundial em Belém, PA.

2009

2011

Yuri e Sandra fundaram a Sinergia Comunicativa, e começaram a atuar com CNV conduzindo grupos de prática e oferecendo treinamentos e workshops para organizações e grupos diversos, trabalho que abrangeu, ao longo da década seguinte, o Brasil e outros 13 países.

2012

Yuri e Sandra fundaram a FFIPP-Brasil – Rede Educacional pelos Direitos Humanos em Palestina/Israel - uma associação voluntária que leva anualmente estudantes para estagiar durante 5 semanas em ONGs de direitos humanos na Palestina/Israel.

2016-2018

Yuri e Sandra intensificaram sua atuação nacional e internacional: além dos trabalhos na Palestina, realizaram diversos projetos nos EUA, Marrocos, Grécia, África do Sul, Colômbia e Chile. Também expandiram seu repertório, aprofundando-se na facilitação das práticas do Art of Hosting (A Arte de Anfitriar Conversas Significativas), Zegg Fórum e na Democracia Profunda (Deep Democracy Lewis Method).

2017

Maria Santana se juntou à equipe da Sinergia Comunicativa, atuando como assistente virtual e apoiando na organização dos cursos, eventos e atividades oferecidas por Sandra e Yuri. Desde então se tornou praticante e grande entusiasta da Comunicação Não-Violenta.

2020

Com mais de 10 anos de experiência e tendo compartilhado a CNV com uma grande diversidade de públicos em vários países, Yuri foi o primeiro brasileiro a ser reconhecido pelo Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta (CNVC - The Center for Nonviolent Communication) como instrutor certificado.

Yuri Haasz: https://www.cnvc.org/profile/15888

2020

Desde o início da pandemia, Sandra e Yuri têm sido convidados a oferecer oficinas de CNV em diversos eventos nacionais e internacionais online, em português, inglês e espanhol.

(Veja algumas das sessões gravadas aqui).

2022

2023

1971 - 1972

Sandra Caselato, assim como muitas pessoas brasileiras, vem de uma família multiétnica, com antepassados europeus, africanos, indígenas e do oriente médio. Yuri Haasz é neto de judeus poloneses e húngaros, sobreviventes do holocausto nazista, que imigraram para a América do Sul.

Sandra nasceu em São Paulo em 1972 e Yuri nasceu em 1971 em Israel, onde morou até os 15 anos de idade. Quando chegou ao Brasil, sincronicamente foi estudar no mesmo colégio onde a Sandra estudava. Porém não foi neste momento que se conheceram. Durante 10 anos cruzaram caminho algumas vezes, tinham amigos em comum e em vários momentos estiveram no mesmo lugar, sem no entanto se encontrar diretamente.

1990

Estudaram na USP no mesmo período, Sandra na ECA (Escola de Comunicações e Artes) e Yuri na POLI (Escola Politécnica), porém não foi neste momento em que se conheceram, apesar das duas faculdades serem vizinhas.

1998

Em 1998 finalmente se conheceram, praticando AIKIDO, arte marcial japonesa conhecida como a arte da paz.

Sempre tiveram muitos interesses em comum e sua parceria traz muito crescimento não apenas para eles mesmos individualmente, mas também para as pessoas à sua volta, com quem vêm compartilhando seus conhecimentos e práticas.

Foram professores de aikido, yoga e meditação, e têm desenvolvido projetos pelo mundo afora há 22 anos, desde que estão juntos, sempre em busca de transformação pessoal e social por meio da conexão humana.

2002

Mudaram-se para Foz do Iguaçu, onde Sandra cursou Psicologia e pós graduação em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Além de atender como psicóloga, atuou junto a uma Ong de combate a exploração sexual comercial infantil na região de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, e conduziu grupos terapêuticos de mulheres com HIV. Neste mesmo período Yuri também voltou para faculdade e se formou em Letras (Português/Inglês).

2007-2009

Yuri cursou aperfeiçoamento em Educação para Paz, Jornalismo de Paz e Transformação Pacífica de Conflitos pela Transcend Peace University (Áustria). Desenvolveu diversas atividades relacionadas à questão Palestina/Israel. Palestrou em diversas universidades, organizou com Sandra um festival de cinema Palestino, participou de um encontro das Nações Unidas em Santiago, Chile, e coordenou uma campanha no Fórum Social Mundial em Belém, PA.

2009

Yuri foi contemplado com a bolsa da Rotary Foundation, a World Peace Fellowship para cursar Relações Internacionais com foco em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos em Tóquio, Japão, onde moraram durante 2 anos e meio.

Foi no Japão onde pela primeira vez participaram de um retiro de Comunicação Não Violenta (CNV), que já conheciam somente a partir do livro! Desde então, não pararam mais de estudar com instrutores diversos ao redor do mundo e buscar viver cada vez mais a CNV em suas próprias vidas.

2009

Yuri foi contemplado com a bolsa da Paz do Rotary International para cursar Relações Internacionais com foco em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos no Japão, onde moraram durante 2 anos e meio.

No Japão, Sandra teve a oportunidade de trabalhar como psicóloga atendendo a população estrangeira (em português, inglês e espanhol) com psicoterapia e pelo Tokyo English LifeLine (telljp.com - atendimento telefônico de prevenção ao suicídio semelhante ao CVV do Brasil). Também atuou como psicóloga em escolas e grupos, oferecendo palestras, workshops e consultoria sobre comunicação, inteligência emocional, estresse e adaptação cultural, entre outros temas.

2010

Sandra atuou junto à Agência das Nações Unidas UNRWA em Israel/Palestina, com treinamento em melhores práticas para funcionários na área de saúde psicológica. E Yuri cursou capacitação em Assistência Humanitária e Direitos Humanos junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, pela Duke University, e trabalhou com a Human Rights Watch, Divisão do Norte da África e Oriente Médio, em Jerusalém Oriental.

2011

Yuri e Sandra fundaram a Sinergia Comunicativa, e começaram a atuar com CNV conduzindo grupos de prática e oferecendo treinamentos e workshops para organizações e grupos diversos, trabalho que abrangeu, ao longo da década seguinte, o Brasil e outros 12 países.

2011

Yuri fez parte da equipe de instrução num Retiro de Comunicação Não Violenta (CNV) de 10 dias para palestinos, judeus e internacionais nos Territórios Palestinos Ocupados, no Oriente Médio. Nos anos seguintes Yuri e Sandra passaram a compor a equipe de organização do evento, que ocorreu anualmente até 2019. Também fizeram parte de diversas outras iniciativas locais que buscavam diálogo, defesa de direitos humanos e justiça.

2012

Yuri e Sandra fundaram a FFIPP-Brasil – Rede Educacional pelos Direitos Humanos em Palestina/Israel - uma associação voluntária que leva anualmente estudantes para estagiar durante 5 semanas em ONGs de direitos humanos na Palestina/Israel.

FFIPP-Brasil: https://ffipp-brasil.wixsite.com/inscricao

2013-2015

Yuri fez um segundo mestrado em Ciências Sociais na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, focado em Inovação Social Sistêmica. Novamente Yuri foi selecionado como Global Grant Fellow, uma bolsa de estudos da Rotary Foundation.

2016-2018

Yuri e Sandra intensificaram sua atuação nacional e internacional: além dos trabalhos na Palestina, realizaram diversos projetos nos EUA, Marrocos, Grécia, África do Sul, Colômbia e Chile. Também expandiram seu repertório, aprofundando-se na facilitação das práticas do Art of Hosting (A Arte de Anfitriar Conversas Significativas), Zegg Fórum e na Democracia Profunda (Deep Democracy Lewis Method).

2017

Escrevem juntos, desde 2017, uma coluna mensal para a revista Bons Fluidos (hoje chamada Viva Saúde), sobre Comunicação Não-Violenta e assuntos relacionados. A revista pode ser adquirida nas bancas de jornal ou por assinatura.

2017

Maria Santana se juntou à equipe da Sinergia Comunicativa, atuando como assistente virtual e apoiando na organização dos cursos, eventos e atividades oferecidas por Sandra e Yuri. Desde então se tornou praticante e grande entusiasta da Comunicação Não Violenta.

2019

Organizaram no Brasil em 2019 o IIT (International Intensive Training) – Retiro Intensivo Internacional, único curso oferecido presencialmente pelo Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta (CNVC) ao redor do mundo. Em 2022 estão planejando uma segunda edição do evento presencial, além de um VIT - Retiro Virtual. Veja mais informações sobre nossos eventos em parceria com o CNVC:

https://www.sinergiacomunicativa.com.br/cnv-para-voce/

2020

Daniel Muniz se juntou à equipe da Sinergia Comunicativa atuando como ‘MC Zoom’ - o nosso anfitrião online, dando suporte na parte técnica e contribuindo para uma experiência mais harmoniosa nos cursos, eventos e atividades online, ao vivo. Daniel já vinha estudando CNV há alguns anos e apoiado nosso trabalho em outras funções esporadicamente.

2020

Com mais de 10 anos de experiência e tendo compartilhado a CNV com uma grande diversidade de públicos em vários países, Yuri foi o primeiro brasileiro a ser reconhecido pelo Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta (CNVC - The Center for Nonviolent Communication) como instrutor certificado.

Yuri Haasz: https://www.cnvc.org/profile/15888

2020

Sandra foi convidada a escrever em sua coluna para o canal ECOA da UOL.

https://sandracaselato.blogosfera.uol.com.br

2020

Desde o início da pandemia, têm sido convidados a oferecer oficinas de CNV em diversos eventos nacionais e internacionais online, em português, inglês e espanhol.

2021

Yuri participou como instrutor do VIT (Virtual Intensive Training) - Retiro Intensivo Virtual de Comunicação Não Violenta organizado pelo CNVC (Centro Internacional de Comunicação Não Violenta).

Queremos ser agentes de uma transformação verdadeira nas estruturas que constroem a sociedade.

Para onde já levamos a CNV: